dentro

16ª Semana de Museus:

Lages dá início à programação com histórias da região serrana

A abertura oficial da 16ª Semana de Museus em Lages aconteceu na manhã desta sexta-feira (11 de maio) no Auditório Mario Augusto de Souza, na Fundação Cultural de Lages (FCL). Com a presença de historiadores, autoridades e representando o prefeito Antonio Ceron, o vice-prefeito Juliano Polese, e a realeza da 30ª Festa Nacional do Pinhão, rainha Andressa Kizyzanoski Bordignon e as princesas Ellen Waltrick Ribeiro e Caroline Ceccatto. A escola convidada para a abertura oficial foi a Flodoardo Cabral, através dos alunos de ensino médio.

O vice-prefeito Juliano Polese disse em seu discurso que o prefeito Ceron entende a importância da memória histórica da cidade. “Estamos com um projeto para incrementar o turismo cultural em Lages, em que visitantes terão informações instantâneas não só dos pontos de lazer, mas como de todos os locais de ação cultural e espaços históricos de memória”, ressalta.

O superintendente da FCL, Giba Ronconi, citou todas as instituições que preservam e estendem a história de Lages e região. ”O Memorial Nereu Ramos, o museu do Batalhão Ferroviário, Museu Malinverni Filho, Espaço de Memória Alceu Reche e o Thiago de Castro são patrimônios da cidade e da região, e além da propriedade de preservar memórias, esses espaços levam nossas características e nossos costumes”, lembrou.

A programação inicial teve as palestras de Ader Godoy, com abordagem sobre o tema nacional da Semana de Museus – “Museus Hiperconectados”, o pesquisador Sérgio Lamartine com “Histórias das Famílias Pioneiras das Lagens” e, ao se finalizar as atividades da manhã, o professor Felipe Reis proferiu palestra com o tema “Museu, Organismo Morto”.

Veja a programação da 16ª Semana de Museus em Lages:

Dia 12 – Sábado

10h – TEATRO DE BONECOS – Lendas (em Frente o Museu Thiago de Castro)

Dia 14 – Segunda-Feira

14h – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade, de Marcelo Machado

15 – Terça-Feira

9h30min – TEATRO DE BONECOS – Antonho Baruio (Proseador) e Tio Banga (O Tocadô) – Grupo Cultural Artimanhas da Memória (GCAM)

14h – VISITA MEDIADA – Conhecendo a História do Museu Thiago de Castro

15h30min – VISITA TEMÁTICA – Acervos na História

19h – História da Máquina Fotográfica – Ader Godoy

20h – Técnica Fotográfica – Francisco Assis (Chico)

21h – TEATRO – Casos e Causos – Lendas e Folclores da Serra Catarinense (Sala Mario Augusto de Souza) – Telmo Mendonça, Paulinho Guazzelli, Alexandre Amaral, Alexsander Amaral, Klaus Werner, Ader Godoy

Dia 16 – Quarta-Feira

09h30min – SESSÃO DE CINEMA – Turno Noturno, curta-metragem curso de jornalismo Uniplac

10h30min – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade, de Marcelo Machado

14h – SESSÃO DE CINEMA – Edgar e o Reino Submerso

15h – SESSÃO DE CINEMA Sebinca Christo de Fernando Leão

Dia 17 – Quinta-Feira

9h30min – TEATRO DE BONECOS – História da História das Lagens – Antonho Baruio (Proseador) e Tio Banga (O Tocadô) – Grupo Cultural Artimanhas da Memória (GCAM)

14h – SESSÃO DE CINEMA – A Voz da Cidade (Seguido de Visita Mediada)

15h30min – SESSÃO DE CINEMA – Turno Noturno (Seguido de Visita Mediada)

19h30min – TEATRO – Casos e Causos da Coxilha Rica – Dona Terezinha

20h – TEATRO – Casos e Causos

21h – ENCERRAMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde reduz fila de espera na área de Otorrino

Festa do pinhão – Segurança do Evento é Planejada