dentro

A história do Mercado Público

Primeiro prédio do Mercado Público de Lages

Segundo dados pesquisados no Museu Histórico Thiago de Castro, a história do Mercado Público de Lages inicia em 1897, na Praça da Cavalhada, onde atualmente está localizada a Praça Vidal Ramos Sênior, anexo ao Terminal Urbano, em um prédio projetado pelo médico e engenheiro Rúben Cleary.

Neste local o Mercado Público funcionou por quase meio século, tendo como atividade principal o comércio de mercadorias que passavam pela região serrana com destino ao litoral catarinense e a Capitania de São Paulo. Salientamos que a atividade comercial desenvolvida no local, ajudou a fomentar a economia de Lages na época, principalmente das famílias de baixa renda.

No ano de 1948 o prédio antigo foi demolido passando o Mercado Público a funcionar em um prédio onde hoje funciona o Supermercado Myatã do Terminal.

Mas foi no ano de 1963, que o Mercado Público mudou-se para um local amplo localizado na rua Hercílio Luz, onde está localizado até os dias de hoje, funcionando até o ano de 2009, quando foi interditado pela Defesa Civil, motivado pela sua estrutura apresentar problemas, inclusive com risco de desabamento do telhado.

No ano de 2014 aconteceu um concurso para elaboração do projeto da revitalização do prédio, com as obras tendo início no ano de 2018 e está programado para o segundo semestre de 2021 a reabertura do espaço e o retorno das suas atividades.

Salientamos que o prédio não é tombado, mas sim protegido como patrimônio municipal através da lei número 4.441 de 21 de julho de 2020.

Confira maiores detalhes da história do Mercado Público ouvindo o áudio abaixo do historiador Lenilson Maia:

Fonte: Fundação Cultural de Lages/Historiador Lenilson Maia

Fotos: Acervo Histórico Museu Thiago de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mercado Público: últimos ajustes para o retorno das atividades

Bombeiros atendem a um grave acidente na Avenida Dom Pedro II em Lages