dentro

Campanha de vacinação contra a gripe supera a meta de imunização dos idosos em Lages

Entretanto, outros grupos prioritários da campanha ainda necessitam de mais participação para atingir as metas como é o caso das crianças de seis meses e menores de seis anos, puérperas, gestantes e adultos de 55 a 59 anos de idade

Lembrando que a “Campanha de Vacinação” contra a gripe se encerra no dia 30 de junho. E a boa notícia é que os idosos, considerados grupo de risco, superaram a meta das 17.900 doses de vacina aplicadas. No total foram imunizados aproximadamente 20 mil pessoas com mais de 60 anos, o que representa mais de 1005 deste público alvo.

Mas fica o alerta para os outros grupos prioritários da campanha, que ainda necessitam de uma maior participação para atingir as metas como é o caso das crianças de seis meses e menores de seis anos, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias), gestantes e adultos de 55 a 59 anos de idade. “As pessoas destes grupos que ainda não procuraram pela vacina, pais ou responsáveis que também não levaram seus filhos, basta procurarem uma das 22 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros, ou na Central de Vacinas localizada na Vigilância Epidemiológica, anexa à Secretaria Municipal da Saúde, no Centro”, explica coordenadora de Imunização, da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Barbosa Vieira.

O secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza, ressalta que o horário de atendimento nas salas de vacina é das 7h às 19h. “A vacina é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B”.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Fonte: Ari Junior / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mesmo em tempo de pandemia, obras continuam a todo vapor em Lages

Rocam e Canil estouram “boca de fumo” no Habitação em Lages