dentro

Carta de Vinhos e espumantes da Vinícola Suzin é apresentada na Casa do Vinho em Lages

Foto: Márcio Proença

Em parceria com a Casa do Vinho de Lages, a Vinícola Suzin de São Joaquim, promoveu na sexta-feira (13 de dezembro), das 17h:às 19h, uma degustação de vinhos e espumantes. Segundo Everson Suzin, Diretor da empresa, o principal foco desta degustação, foi estreitar laços com clientes e consumidores, permitindo desta forma, que os mesmos provassem e aprovassem a qualidade da carta de vinhos e espumantes produzidos pela Vinícola Suzin.

“Nossa parceria com o Sr. Vilson Borges, proprietário da Casa do Vinho, nos oportunizou promover essa degustação de vinhos e espumantes no dia de hoje. Pois a Casa do Vinho, sem dúvidas é a principal distribuidora e divulgadora dos vinhos com a assinatura dos Vinhos de Altitude da Serra Catarinense, e nada mais propício do que usar o prestígio da casa do vinho, para proporcionar aos seus clientes, uma degustação para que possam avaliar a qualidade dos nossos produtos.” Pontua Everson Suzin.

Carta servida durante a degustação

Foto: Márcio Proença

ALECRIM BRANCO

Com teor Acoólico 13,4%, de coloração amarelo palha esverdeado, límpido e brilhante. Com um aroma lembrando frutas tropicais como maracujá e goiaba, mesclado com um fino toque de alecrim. Possui uma acidez viva, transmitindo uma sensação de frescor agradável, Ideal para Happy Hour.

Em boca, sua harmonia é regida pelo retrogosto dos aromas cítricos, equilibrada pela vivacidade da acidez. É um produto leve, despretensioso e para ser apreciado jovem.

Harmoniza bem com peixes, frutos do mar em geral, frango, saladas, entradas suaves, queijos de cabra e sanduíches. Temperatura de serviço 6 a 8ºC

ALECRIM ROSÉ

Teor acoólico de 12,6% formado por Cabernet Sauvignon 45%, Merlot 33%, Malbec 6%, Cabernet Franc 8% e Petit Verdot 8%. Com uma coloração rosada clara, intenso aroma floral, lembrando rosas e flores cítricas. Leve toque de frutas como o morango e a cereja. Tem acidez equilibrada, com retrogosto persistente, frutado e agradável. As uvas passaram por colheita manual com seleção dos cachos e fermentação com controle de temperatura.

Guarda de dois anos, mas já se mostrando apto para consumo. Happy hour, acompanha bem saladas, frutos do mar, peixes e petiscos leves. Temperatura de serviço 6 a 8ºC

ROSÉ

Teor acoólico de 12,9% formado por Merlot 60%, Malbec 10%, Cabernet Franc 15% e Petit Verdot 15%. Tem sua coloração rosada clara. Intenso aroma floral, lembrando rosas e flores cítricas. Leve toque de frutas como o morango e a cereja. Tem acidez equilibrada, com retrogosto persistente, frutado e agradável. As uvas passaram por colheita manual com seleção dos cachos e fermentação com controle de temperatura.

Guarda 2 anos, mas já se mostrando apto para consumo. Happy hour, acompanha bem saladas, frutos do mar, peixes e petiscos leves. Temperatura de serviço 6 a 8ºC

SAUVIGNON BLANC

Teor acoólico de 13,3%, com tom amarelo palha esverdeado, límpido e brilhante. Seus principais descritores aromáticos são o abacaxi, maracujá, goiaba e com uma leve nota vegetal. Em boca, sua harmonia é regida pela permanência dos aromas cítricos e a maciez do álcool, equilibrada pela vivacidade da acidez. O vinho está apto para consumo.

Harmoniza bem com frutas, peixes assados leves ou a milanesa. Bom acompanhamento para sobremesas à base de frutas. Temperatura de serviço 6 a 8°C.

ESPUMANTE NATURAL BRANCO NATURE DONA ARLENE

Sua produção feita a partir de uvas 100% Pinot Noir, de aroma fino, elegante, lembrando frutas em calda, mel, delicado aroma de pêssego maduro e um leve toque amanteigado devido a sua lenta maturação.

Uvas Safra 2016, que no paladar se mostra bastante intenso, fresco. Aliado a uma cremosidade, o que torna este espumante bastante complexo, devido ao longo tempo de maturação em contato com as leveduras.

Teor alcoolico de 12,6%, harmoniza bem com frutos do mar, risotos, pratos com molhos brancos. No entanto, nada impede devido a sua estrutura, uma harmonização com pratos mais pesados.

Processo de elaboração prensagem direta dos cachos. Fermentação do vinho base com controle de temperatura durante 30 dias. Maturação em caves por de 36 meses.

História

Natural de Antônio Prado, RS, a família Suzin migrou para a região serrana de Santa Catarina, no auge do ciclo da madeira, instalando-se e investindo na exploração da madeira, no município de São Joaquim. Com o fim do ciclo da madeira, migraram novamente para outros estados, inclusive Bahia, e em 1976, fazendo jus a aquele velho ditado “o bom filho a casa torna”, voltaram para São Joaquim, onde iniciaram suas atividades no ramo de batata semente e posteriormente a maçã.

Mas somente em 1999, com a compra da fazenda Alecrim, na localidade de Bentinho, que a família Suzin, deu o start na produção de uvas viníferas, inicialmente com a qualidade cabernet sauvignon, se tornando assim a pioneira em produção de uvas viníferas na região da Serra Catarinense.

E a partir de 2001 a Vinícola Suzin, inicia suas atividades, produzindo uvas viníferas nas variedades Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Petit Verdot, Rebo e Sauvignon Blanc.

Nos dias de hoje, a produção gira em torno de 50 toneladas de uvas viníferas. Com o foco voltado para o mais alto padrão na sua produção. As vinhas recebem um tratamento diferenciado, como desfolha, condução dos ramos, seleção de cachos, raleio de bagas, tratos culturais específicos, colheita manual, tudo para garantir a qualidade e excelência dos vinhos com a marca Suzin.

Altitude

O vinhedo está localizado a 20 km do centro do município de São Joaquim, a uma altitude de 1.200 metros. No verão, a temperatura pode chegar a 28º C durante o dia, caindo rapidamente a noite para até 5º C, fator este que permite à planta acumular maiores reservas de polifenóis, taninos, açúcares e material corante, um diferencial a mais para nossos vinhos, que são estruturados e potentes.

Estrutura

A Suzin ainda não possui estrutura de vinificação, os vinhos são elaborados em uma empresa parceira, porém armazenados em barricas próprias e com total supervisão do enólogo da empresa, André Tonet.

Texto e Fotos: Márcio Proença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feira expõe artesanato produzido pelo programa Bairros das Artes

Alunos da Escola de Artes, da Prefeitura, brilham no palco do Natal Felicidade