dentro

Centro de Triagem ultrapassa 36 mil atendimentos em 2020

Desde o mês de março, data em que foi montado o Centro de Triagem da Covid-19 no prédio do antigo Pronto-Atendimento Tito Bianchini, situado na área central do município de Lages, foram atendidas mais de 36 mil pessoas de Lages e região da Serra Catarinense.

Segundo informações repassadas pelo secretário interino da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza o local permanecerá em plena atividade, para atender os moradores de Lages e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que apresentem sintomas característicos do novo Coronavírus. “O Centro de Triagem continuará aberto 24 horas por dia, sete dias por semana para atender a população enquanto for necessário. Apesar de termos a boa notícia do surgimento da vacina contra a Covid-19, a pandemia não terminou e pelo comportamento de muitas pessoas nas festas de final de ano, deveremos ter um mês de janeiro com agravamento do cenário”, pontua o secretário.

Recorde de atendimentos diários

O recorde de atendimentos em um único dia no Centro de Triagem da Covid-19 foi registrado em 27 de novembro, quando 521 pessoas passaram pelo local. Para garantir o funcionamento da estrutura durante 24 horas por dia, os profissionais da saúde se revezam em sistema de turnos e escalas. A estrutura mantém leitos para cuidados intermediários e leitos com respiradores para os casos mais graves.

O médico responsável técnico pelo Centro de Triagem da Covid-19, Leonardo Augusto Coelho, destaca que os casos graves são prioridade no atendimento. “Na avaliação médica analisamos todos os critérios necessários, como, por exemplo, se o paciente se enquadra no período certo para a coleta de material para exame de investigação ou se precisa aguardar mais alguns dias”, acrescenta.

Confira os números de atendimentos no gráfico abaixo:

Fonte e Arte: Flávio Fernandes

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compra de escada termina em BO

Atenção: trânsito interrompido a partir de amanhã na Cel Córdova