dentro

Confira as datas da quinta etapa da entrega dos Kits emergenciais de alimentação escolar

Na quinta etapa, as escolas atenderão a comunidade em dois dias seguindo o cronograma de cada unidade. As entregas encerram no dia 12 de outubro

Foto: Arquivo/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lages

Devido a pandemia da Covid 19, desde março deste ano as aulas foram suspensas em toda Rede Municipal de Educação, e ainda não têm previsão para o retorno.

Diante desta situação, a Secretaria da Educação de Lages realiza a entrega de kits emergenciais de alimentação escolar para todos os estudantes da rede municipal que se cadastrarão para receber o benefício. A distribuição dos kits já encontra-se na quinta etapa, que iniciou no dia 24 de setembro e seguirá até o dia 12 de outubro.

Um cronograma foi montado e cada unidade escolar terá dias específicos em que serão realizadas as entregas dos kits aos pais ou responsáveis. Nesta etapa, as escolas deverão atender a comunidade em dois dias de acordo com o cronograma estabelecido para cada uma delas.

Para quem ainda não fez a sua inscrição para receber o kit, o preenchimento do formulário no sistema que autoriza o recebimento pode ser feito direto na direção da unidade escolar, sendo que o sistema ficará aberto até o dia 12 de outubro, ou seja, famílias ou responsáveis não poderão acessar o formulário nesta etapa, apenas um profissional responsável do administrativo de cada escola.

Cada kit contém valor nutricional para alimentar a criança durante 45 dias, com produtos secos e também hortifrutigranjeiros, com cardápio elaborado por nutricionistas do setor da Alimentação Escolar da Secretaria da Educação. Os hortifrútis são provenientes do programa Agricultura Familiar. Também são separados kits para crianças com intolerância ao glúten e lactose, com alimentos especiais para este grupo, como bolachas sem glúten ou lactose, produzidas pelos agricultores familiares.

A secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, explica que a entrega dos kits foram evoluindo conforme a necessidade das famílias durante a pandemia. Inicialmente foram entregues sopas prontas para serem consumidas em casa. Depois o kit emergencial com os produtos in natura, que deverão ser preparados pelos pais. “Temos uma média de 12 mil kits entregues em cada etapa”, afirma.

Interior

As escolas localizadas no interior do município também recebem os kits. Assim como as crianças e estudantes com necessidades especiais, que passam a receber os kits na própria residência, evitando assim o deslocamento das famílias até a unidade escolar, que muitas vezes passam por dificuldades para sair de casa.

Estes, contam com um cronograma diferenciado, que será de 13 a 23 de outubro, pois as entregas são realizadas pelos próprios professores de Apoio à Inclusão e de Atendimento Especializado Educacional, que vão até a residência de cada um para entregar os kits. A Secretaria da Educação conta com aproximadamente 308 matrículas de crianças e estudantes com necessidades especiais na rede municipal. A entrega dos kits atingiu quase a totalidade desses alunos, inclusive no interior do município.

 “Fazemos este trabalho social junto às famílias, aos professores e à coordenação da educação especial da Secretaria da Educação, e é muito gratificante conseguir atender a todos, sem distinção, neste momento tão delicado que estamos passando”, finaliza a secretária Ivana.

Fonte: Aline Tives/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor de latrocínio é condenado a 29 anos de reclusão em Lages

Policia Federal cumpre Mandados na casa do governador Carlos Moisés e no Centro Administrativo