dentro

Continuam as fiscalizações da Força de Segurança em Lages

Foto: Aline Tives/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lages

Com a migração da Serra Catarinense para cor vermelha no mapa de risco em relação à Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lages encontra-se classificado no nível gravíssimo. Isto significa, caso não sejam adotadas medidas severas de prevenção, que o número de pessoas infectadas aumentará exponencialmente na região, sobrecarregando o sistema de saúde.  Em decorrência dessa situação a Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, que engloba a Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Policias Militar e Civil e Batalhão de Bombeiros Militares.

A Defesa Civil visita empresas e estabelecimentos comerciais, procurando conscientizar sobre os riscos da pandemia e os procedimentos que devem ser adotados com a finalidade de todos se protegerem e evitarem o contágio. Também atende denúncias, visando coibir festas e reuniões clandestinas.

Já no período noturno, principalmente aos finais de semana, incluindo as sextas-feiras, a fiscalização intensifica o trabalho vistoriando praças, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, igrejas e demais lugares onde houver concentração de pessoas e, consequentemente, possibilidades de proliferação do coronavírus. Em situações extremas, a Defesa Civil conta com o auxílio da Polícia Militar (PM), que usa de poder coercitivo para multar os infratores ou tomar outras providências.

A fiscalização da Força Tarefa percorreu ruas e avenidas de Lages durante todo o final de semana, com averiguação do cumprimento das normas de decretos municipais e de portarias estaduais, além da prestação de orientações para proprietários, funcionários e clientes de estabelecimentos. Conforme o secretário executivo interino da Defesa Civil de Lages, Luiz Henrique de Souza, “a comunidade poderá denunciar quaisquer irregularidades ou obter outras informações ligando para o 199 (durante a semana – segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para (49) 98406-4037 (plantão 24 horas da Defesa Civil)”.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tentativa de Homicídio em Otacílio Costa

Vacinas de Oxford/AstraZeneca já estão em Lages