dentro

Coronavírus: Lages apresenta uma melhora gradativa em relação a pandemia da Covid 19

Foto: Flávio Fernandes

Como é costumeiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Lages atualizou na manhã desta segunda-feira (14 de setembro) os números do boletim epidemiológico, que traz informações detalhadas sobre o cenário da Covid-19 no município.

Apesar de Lages já ter ultrapassado a marca dos três mil casos positivados, o índice de pacientes recuperados aumentou proporcionalmente, à medida que os casos ativos da doença diminuíram.

Lages registrou nesta segunda-feira, 3.028 casos confirmados, com um aumento de 4% em relação à semana passada. Em paralelo o número de testes realizados também aumentou 6%. O índice de pacientes recuperados é de 2.798, com um aumento de 7% em relação à semana anterior. Somente nove pessoas ainda aguardam o resultado do exame, sendo que na semana passada esse número era de 57, o que representa queda de 84%.

Outro dado importante a ser observado é que Lages está com 164 casos ativos, queda de 23% em relação à semana anterior. O número de pessoas monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde é de 945, na semana passada eram 1.466, o que indica uma queda de 35%.

Durante a apresentação dos dados, feita de maneira on-line, o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, enfatizou que nas últimas semanas o cenário tem apresentado tendência de redução da Covid-19. “Estamos acompanhando a queda gradativa na curva dos casos confirmados e os números estabilizando, mas isso não é motivo para nos descuidarmos. As primeiras batalhas estão sendo vencidas, mas a guerra continua”, afirmou o Secretário Claiton.

Outro dado que mostra desaceleração da pandemia na cidade, são os índices de atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19, que funciona desde o mês de março no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro. Neste final de semana 122 pessoas procuraram atendimento no local, sendo 70 no sábado e 52 no domingo (12 e 13 de setembro). O número representa uma redução de 40% em relação à procura registrada no último final de semana do mês de agosto.

Os números de ocupação de leitos de UTI também tiveram uma queda acentuada, pois no início da semana passada tínhamos o percentual de 65% de ocupação, enquanto nesta segunda feira a taxa de ocupação é de 44%, apresentando uma queda de 21%.

Vale destacar, que no início desta semana, a Serra Catarinense consta no Mapa da Avaliação de Risco Potencial com o status de “potencial grave” por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, juntamente com outras 11 regiões. A expectativa é que nesta semana o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), atualize o cenário e a região serrana saia desse patamar.

É esperado por parte do Governo do Estado, a divulgação nos próximos dias de uma nova portaria com regras para retomada de atividades econômicas no setor de eventos e esporte. O Município aguarda essa publicação oficial para definir quais ações serão tomadas no âmbito local.

Fonte: Flávio Fernandes/Comunicação Secretaria de Saúde de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Perícias Médicas no INSS continuam suspensas

O prefeito de São Joaquim Giovani Nunes (PSL) concorrerá à reeleição com Ana Melo (PP) de vice