dentro

Desfile abre a Semana Farroupilha em Lages

No largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves aos lageanos, em nome do povo do Rio Grande do Sul.

Foto: Toninho Vieira

Na manhã deste sábado (21 de setembro), aconteceu o tradicional desfile com o translado da Chama Farrapa, abrindo as comemorações da Semana Farroupilha em Lages. A chama foi transladada por cavaleiros de todas as idades, desde meninos, homens e mulheres, vestidos com as pilchas tradicionais da indumentária gaúcha, onde exibiam orgulhosos as bandeiras de Lages, do Brasil e de CTGs.

Os cavaleiros percorram o seguinte trajeto: saída da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG-SC), situada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (Acesso Norte), com passagem pelas avenidas Camões, Presidente Vargas, ruas Correia Pinto, Presidente Nereu Ramos, com ato solene na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana).

No largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e também a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves aos lageanos, em nome do povo do Rio Grande do Sul.

Após o término das solenidades no Largo da Catedral Diocesana, os cavaleiros seguiram pelas ruas Benjamin Constant, Frei Gabriel, avenida Belizário Ramos (Carahá), rua Cirilo Vieira Ramos e chegada na Chácara Bom Jesus, onde foram recepcionados com almoço.

“Lages foi sempre um portal de entrada da cultura gaúcha. A Revolução Farroupilha nos enche de orgulho, pois vem de encontro aos estornos que o imperialismo tinha sobre a sociedade brasileira, na defesa de um chão e uma causa, com a sustentação da cultura. Ficaram de herança as comemorações, que acontecem todos os anos nesta mesma época, a partir do dia 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho. Temos a nítida sensação de ter lutado por uma causa nobre”, finalizou o professor universitário e membro do CTG Barbicacho Colorado, Nilson Broering.

A Semana Farroupilha é uma promoção da Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) e conta com apoio da Prefeitura de Lages. A programação da Semana Farroupilha tem como objetivo cultuar as tradições gaúchas e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha.

Programação

Sábado (21)

Local: Sede Social MTG.

7h – Alvorada Festiva

8h – Café Campeiro

9h – Início Desfile Farroupilha com o translado da Chama Crioula (Saída da Sede do MTG) até a Chácara Bom Jesus

10h30 – Ato de Passagem da Chama Crioula Calçadão Praça João Ribeiro

12h30 – Recepção Chama Crioula no Acampamento Farroupilha na sede da Chácara Bom Jesus;

13h – Almoço Chácara Bom Jesus

14h – Tertúlia livre

17h – Show de Gineteada

22h30 – Show com o Quarteto Trança de Cordas

20h – Jantar de Aniversário do CAF Garrão de Potro – Salão da Igreja São Cristóvão, Lages – SC

Domingo (22)

Local: Chácara Bom Jesus

8h – Finais do Festival da Campereada do Canto Gaúcho

20h – Encerramento da Semana Farroupilha

Sábado (28)

23h – Baile de Aniversário do CTG Anita Garibaldi, Sede do MTG-SC.

Fonte: Aline Tives / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Incêndio destrói casa no bairro Coral em Lages

Simulação de atendimento de acidente no dia “D’ da Semana do Trânsito em Lages