dentro

Dia de Finados leva milhares de pessoas aos cemitérios de Lages

“A aquisição do Cemitério da Paz vem amenizar o problema de sepultamentos no município de Lages, pois no Cemitério Nossa Senhora da Penha e Cruz das Almas não existe mais lugares disponíveis para sepultamentos.

Fotos: Iran Rosa de Moraes e Márcio Machado

O dia de Finados (2 de novembro), leva milhares de pessoas aos cemitérios de Lages. Conforme o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues, nas duas semanas que antecederam o Dia de Finados, os serviços de preparação para a visitação pública já haviam iniciados de forma intensa, com a organização de cronograma dos períodos de permissão para limpeza e reforma de túmulos, a realização  de serviços públicos em geral realizados por equipes da prefeitura, bem como com o cadastramento dos vendedores ambulantes que tradicionalmente vende flores e velas em frente aos cemitérios. Tudo isso foi devidamente e previamente preparado para que os três cemitérios municipais estivessem em perfeitas condições de visitação neste dia especial de 2 de novembro.

A aquisição do Cemitério da Paz vem amenizar o problema de sepultamentos no município de Lages, pois no Cemitério Nossa Senhora da Penha e Cruz das Almas não existe mais lugares disponíveis para sepultamentos.

A gerente de cemitérios municipais e Lages, Isabel Cristina Stanck de Oliveira, alerta as famílias que ainda não fizeram o recadastramento das sepulturas de seus entes queridos no Cemitério da Penha, que procurem a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente no período das 13 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Ainda restam 20% das sepulturas deste cemitério sem efetivação de recadastramento”, pontua Isabel.

A gerente também destaca que já foram iniciados os recadastramentos das sepulturas do Cemitério Cruz das Almas. “Iniciamos esse serviço no dia 1º de outubro e já estamos com 20% das sepulturas recadastradas. O atendimento público está sendo feito no setor administrativo do Cruz das Almas em horário comercial das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, semanalmente. Para isso é necessária apresentação de título de concessão perpétua dos lotes do cemitério ou a escritura e as certidões de óbitos que as famílias têm, sendo que desta forma o recadastramento ficará 100% efetivado”, informa Isabel Stanck.

Ela disse que a meta da prefeitura é iniciar o ano de 2020 com o Sistema Informatizado de Sepultados e Sepulturas dos Cemitérios Municipais em operação. “Já no início de 2020 deveremos dispor de um link no site da Prefeitura através do qual as pessoas poderão acessar via internet o local exato das sepulturas de seus entes queridos (devidamente cadastrados), nos cemitérios municipais”, conclui Isabel.

A secretaria municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, disponibilizou um serviço de transporte no Cemitério Nossa Senhora da Penha,  com um veículo adaptado para pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Iran Rosa de Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traficante é preso pela polícia no bairro Habitação

Mãe e filho são presos por tráfico de drogas no Santo Antônio em Lages