dentro

Fiéis iniciaram cedo a confecção dos tapetes para a Procissão de Corpus Christi em Lages

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

E aqui na cidade de Lages, na Serra Catarinense, os fiéis iniciaram logo cedo a confecção dos tradicionais tapetes para a procissão que terá início às 16hs, saindo da Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, seguindo pela rua Benjamim Constant, seguindo então pela rua Hercílio Luz até a esquina da rua Carlos Jofre do Amaral, passando defronte ao prédio0 do SCC, depois descendo pela rua Monte Castelo até a rua Otacílio Vieira da Costa, com o término defronte à Câmara de Vereadores de Lages.

Como de costume, uma grande multidão de fiéis devem participar da Procissão, ainda mais com o tempo de céu azul e o sol devendo amenizar o frio na parte da tarde.

Texto: Márcio Proença

Foto: Márcio Proença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arte e cultura no Recanto do Pinhão Aracy Paim

Mistura de sertanejo, música eletrônica e funk atrai público expressivo à Festa do Pinhão