dentro

Fila no primeiro dia de campanha da vacinação contra gripe

Podem receber a dose da vacina idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, e quem integra o grupo de risco.

Quem passar pela Vigilância Epidemiológica hoje (23 de Abril), não deixará de perceber a fila extensa de moradores na frente da unidade. O motivo: a Campanha Nacional de Vacinação de prevenção contra a gripe (vírus H1N1, gripe H3N2 e influenza B).

O aposentado Vilmar da Silva, 79 anos, conta que vem todos os anos e sempre no primeiro dia da campanha. “Gosto de me vacinar cedo e prevenir da gripe o quanto antes. É importante estar preparado para o inverno”.

Até dia primeiro de Junho, a população do município receberá doses gratuitas de imunização diretamente na Vigilância Epidemiológica e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. As senhas serão distribuídas normalmente até às 11h, após isso elas serão reservadas àqueles que estiverem aguardando na fila. O processo se repete na parte da tarde.

“É muito importante que os pacientes já venham com a carteirinha de vacinação e cartão dos SUS em mãos, para agilizar o procedimento. Sem os documentos, é necessário que nós realizemos um cadastro do morador, causando o aumento das filas” destaca Juliana Barbosa Vieira, coordenadora do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica.

Podem receber a dose da vacina idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, profissionais da área da saúde, pessoas privadas de liberdade, gestantes em qualquer período da gestação, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, obesidade, deficiência física ou mental.

A aposentada Clarita Arruda, 70 anos, também se imuniza anualmente e prefere o primeiro dia de vacinação. “Por conta de meu problema cardíaco, prefiro me prevenir cedo. É uma oportunidade que precisamos aproveitar”.

A escala de vacinação no interior do município também já foi divulgada pela Secretaria de Saúde e pode ser conferida pelos moradores dos bairros contemplados. 300 doses serão distribuídas diariamente aos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jovens e adultos da APAE visitam padaria e confeitaria do Município

Pilotos lageanos seguem luta por títulos no estadual de Bicicross