dentro

Força de Segurança volta a atuar em Lages

A fiscalização por parte da Força de Segurança acontece durante todo o final de semana em Lages

Na última quarta-feira (25), a Serra Catarinense retornou a cor vermelha, indicativa de situação gravíssima no mapa da matriz de classificação do potencial de risco do estado de Santa Catarina,  e como consequência,  a Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, formada por Defesa Civil, Diretran, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, voltou a atuar na cidade de Lages, sendo que na noite da última sexta-feira  (27) fiscalizou vários estabelecimentos comerciais, e parques e praças públicas de Lages, verificando a obediência ao cumprimento das medidas de prevenção de novos casos de contágio pelo novo Coronavírus o uso de máscara de proteção facial, uso de álcool gel, além do distanciamento social entre as pessoas.

Durante as fiscalizações, foram abordados ao menos 30 locais prestado informações essenciais para sensibilização da sociedade. A força de segurança percorreu a maioria dos bairros da cidade, entre os quais Guarujá, Santa Helena, Centro, Triângulo e Habitação, realizando paradas em estabelecimentos com portas abertas. No horário compreendido de atuação o movimento de bares estava tranquilo. A exceção de um bar no bairro Habitação, considerado com grande número de clientes presentes, porém, o espaço era grande. Mesmo assim, as autoridades solicitaram pela imediata redução do público.

As rondas acontecem às sextas, no período entre 19h e meia-noite; aos sábados, entre 17h e meia-noite, e aos domingos, das 17h às 22h. Na semana passada houve fiscalizações no sábado e no domingo. Os locais funcionam conforme o horário regularizado em alvará de localização e funcionamento. “À população solicitamos compreensão e respeito às determinações. Ao ajudar a si, as pessoas criam um laço, um círculo e um ciclo de acolhimento e proteção. Estamos nas ruas por vocês. Vamos sair todos dessa juntos e mais fortes”, resume o secretário executivo de Defesa Civil de Lages, Luz Henrique de Souza.

O retorno das fiscalizações, vem de encontro ao boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde no final da tarde de sexta-feira (27), cujos dados demonstram as seguintes estatísticas: 110 óbitos de moradores de Lages e 47 óbitos de moradores de outras cidades pertencentes a região da Amures; ocupação de 100% dos leitos UTI para Covid-19 e 75% dos leitos de enfermaria Covid-19; 63 internações de pessoas de Lages com casos confirmados, e três casos suspeitos,  26 de outras cidades; e de Lages são 6.388 casos confirmados, 4.757 recuperados e 1.458 em isolamento domiciliar.

No caso de denúncias, o cidadão deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190 ou com a Defesa Civil pelo 199. A PM irá autuar as pessoas que descumprirem as portarias e decretos vigentes no Estado de Santa Catarina.

Neste domingo (29) a fiscalização continua em todo território lageano.

Reforço tecnológico

A força de Segurança ganha o apoio tecnológico de quatro Drones, que na última sexta-feira (27). Cada um dos equipamentos atuará em uma região da cidade. Com precisão, o drone aponta localização e registra fotografias em tempo real. O sobrevoo tem alcance de até três quilômetros do ponto de partida e o trabalho dos drones tece início neste sábado (28).

No caso de constatação de irregularidade, A Polícia Militar será acionada para atender a ocorrência de desrespeito às regras vigentes. Os locais de decolagem e sobrevoo serão mantidos em sigilo justamente para evitar prejudicar o trabalho de fiscalização. Esta operação nos finais de semana envolve a prefeitura de Lages em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e alguns voluntários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carlos Moisés retorna ao Governo de Santa Catarina

Madrugada de terror em Criciúma Santa Catarina