Bombeiros militares do município de São Joaquim foram acionados para atenderem uma ocorrência de incêndio em vegetação na rua Antônio Pereira Sobrinho, bairro Bela Vista, por volta das 18h:30 da noite de quarta-feira (26 de agosto), onde as fagulhas deste sinistro, acabaram atingindo o telhado de uma residência localizado na rua Luciano Goulart Neto, no mesmo bairro.
Segundo informações repassadas pela Assessoria de Imprensa do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Lages, o Incêndio se desenvolveu de acordo com a direção do vento, iniciando em áreas de campo nativo e ganhando força na extremidade do terreno onde tem grande quantidade de espinhos e fica próximo de casas e do Belvedere da cidade.
Feita a análise da propagação das chamas, foi iniciado o combate com uso de batedores pela retaguarda do fogo e realizado aceiro e técnica de fogo contra fogo e controle com uso de água na origem do incêndio, afim de evitar que o fogo chegassem nas residências, onde foram usadas cerca de 5000 litros de água para combater as chamas.
Após realizado o combate e controle no flanco de maior incidência, foram recolhidos os materiais e deslocado rapidamente para o atendimento de outra ocorrência, onde ao término, as guarnições foram solicitadas por meio de populares para deslocar até a rua Luciano Goulart Neto, para o atendimento de incêndio em edificação. No local foi constatado que se tratava de um princípio de incêndio em edificação de madeira, proveniente do incêndio em vegetação, atendido previamente, onde o imóvel devido ao grande acumulo de folhas secas sobre as telhas, com as fagulhas vindas do campo, entrou em combustão originando o fogo no telhado da casa, aquecendo as telhas e queimando parte da estrutura da cobertura.
As guarnições tiveram dificuldade para chegar ao local, devido sua estrada estreita e arborizada não permitindo a entrada do ABTR-78. A única viatura com água capaz de chegar ao sinistro foi somente a AR-130, onde a equipe realizou o corte da energia e iniciou o combate direto e utilizando a técnica de retirada de materiais e resfriamento. Conseguiu lograr êxito no combate, utilizando apenas 300 litros água.
Findada a ocorrência, foi orientado a proprietária sobre os cuidados a serem tomados e aconselhado a poda das árvores, permitindo fácil acesso das viatura de maior tamanho no caso de necessitarem de atendimento dos Bombeiros.