dentro

Meteorologia prevê neve para esta semana na Serra Catarinense

Foto: Michel São Joaquim OnLine

O instituto de meteorologia MetSul, hoje um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul , destaca a possibilidade da entrada de uma massa de ar polar enorme e de grande intensidade, que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve.

Uma verdadeira bolha de ar antártico avança pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.

Na região da Serra Catarinense, segundo previsões do meteorologista Pitter Scheuer e Ronaldo Coutinho do Climaterra, existe o indicativo para a ocorrência de frio intenso entre os dias 20, 21 e 22, 23 e 24 de agosto (quinta, sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira) devido o ingresso desta intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) sobre a região Sul do Brasil, destacada pelo MetSul no início desta matéria,  promovendo dias de tempo firme e ensolarados com formação de geada ampla e severa em grande parte de SC.

Já as regiões acima dos 300/500 m com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planaltos onde as temperaturas mínimas poderão ficar entre 0/-5°C (pontuais de -6/-9°C nos vales e baixadas das áreas acima dos 900 m, até menos no topo da Serra) e geada ampla e moderada a fraca no Litoral, parte baixa da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí onde em muitos locais poderá oscilar entre -3 a 2°C.

Há forte Indicativo de NEVE para o Topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha no final da noite de quinta e sexta-feira (20 e 21/08) devido ao intenso ar polar e úmido na baixa atmosfera.

Fonte: MetSul/Climaterra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais um médico perde a luta para a Covid 19 em Lages

PM estoura “Boca de Fumo” no Copacabana em Lages