dentro

Números da Covid 19 começam a assustar em Lages

A Prefeitura Municipal de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, demonstra séria preocupação com o expressivo aumento de casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), e da rápida elevação dos índices de ocupação de leitos de enfermaria e UTI Covid. Pois em menos de 24 horas, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid passou de 67% para 73% e a ocupação de leitos UTI Covid saltou de 64% para 80%. Já o Centro de Triagem da Covid-19, registrou  no dia de ontem, sexta-feira (20), 486 atendimentos, a maior marca desde que a estrutura abriu as portas no mês de março deste ano.

Para evitar que esses números subam ainda mais, a partir da próxima segunda-feira (23), os atendimentos que estavam agendados nas Unidades Básicas de Saúde estarão suspensos por uma semana. As 27 UBS permanecerão abertas das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, exclusivamente para atendimentos de urgência e emergência.

Esta medida objetiva evitar a circulação de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde, direcionando desta forma os profissionais das UBS exclusivamente para realizarem o monitoramento através do telefone, dos pacientes positivados e suspeitos da Covid-19, para desta forma evitar que a curva de contágio fique mais acentuada.

A diretora de Atenção Básica, Francine Formiga, explica que os pacientes que estavam com procedimentos agendados, serão remarcados. “Vamos suspender temporariamente as consultas médicas e odontológicas, coleta de preventivo, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Nesses casos os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, entrarão em contato com cada paciente que estava agendado, para informar, assim que possível, as novas datas de realização dos procedimentos”, esclarece.

“Os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Central de Vacinas, Policlínica Municipal, CAPS (II, AD e Infantil), CEASM e Cresça Melhor continuarão normalmente, respeitando as recomendações e protocolos de prevenção à Covid-19”, salienta o prefeito em exercício Juliano Polese.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Lages

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeito em exercício recebe visita do atual e futuro presidente da CDL de Lages

Briga entre mulheres termina com disparo de arma de fogo em Lages