dentro

Os números de contágio apresentaram queda de 66% em Lages

Os números no município de Lages apresentam queda expressiva nos casos ativos da Covid-19. Dados da Secretaria Municipal da Saúde, mostram que, no dia 15 de março, 2.791 pessoas estavam em isolamento domiciliar ou internadas em hospitais positivados para o novo Coronavírus. Nesta terça-feira (30), esse número caiu para 953, apresentando um decréscimo de 66% nos casos ativos.

Na avaliação do secretário de Saúde de Lages Claiton Camargo de Souza, dentre os fatores que contribuíram para mudança do cenário, o principal foi as medidas restritivas que foram adotadas pelo Município, diminuindo o ritmo de transmissão da Covid-19 no município.

Outro indicador que registrou queda acentuada foram os atendimentos do Centro de Triagem. No início do mês de março, em média, 400 pessoas vinham sendo atendidas diariamente no local. Somente no dia 2, foram registrados 486 atendimentos. Já na terça-feira (30), 162 pessoas com sintomas característicos da Covid-19 passaram pela estrutura de saúde, o que representa uma diminuição de 67% em relação ao período de pico.

“Essa redução está diretamente ligada à ampliação do atendimento para os pacientes com sintomas gripais leves nas 13 Unidades Básicas de Saúde polo. Pelos indicadores avaliamos que, de fato, foi possível desafogar o Centro de Triagem no momento mais crítico da pandemia”, comenta Claiton.

A prova de que a estratégia adotada pela Secretaria Municipal da Saúde em atender pacientes com sintomas respiratórios leves nas Unidades Básicas de Saúde polo desafogou o Centro de Triagem, pode ser constatada quando analisados os dados da segunda-feira, 22 de março. Naquela data, 291 pessoas com sintomas gripais procuraram as UBS’s polo, enquanto o Centro de Triagem registrou 364 atendimentos. Houve ainda 44 crianças assistidas no Hospital Seara do Bem Materno Infantil, que passou a ser referência para os casos suspeitos da Covid-19 no público infanto-juvenil. Se essas alternativas de atendimento não fossem ampliadas para mais locais, o Centro de Triagem receberia, em apenas 24h, um total de 699 pessoas.

Feriado de Páscoa

Com a proximidade do feriadão de Páscoa, a Secretaria Municipal da Saúde reforça o alerta para que as pessoas evitem promover ou participar de aglomerações, além de observar as demais medidas de prevenção e combate à Covid-19. “Apesar da leve melhora, ainda não é o momento das pessoas se reunirem para almoços ou confraternizações por conta da Páscoa. As atitudes da população hoje, definirão se teremos nos próximos 10 ou 15 dias, novamente um cenário difícil, como ocorreu recentemente”, enfatiza Claiton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novo Auxílio Emergencial começa a ser pago na próxima terça-feira 6 de abril

Mais um ano sem as celebrações no alto do Morro da Cruz