dentro

Povos de Terreiros se organizam para comemorarem os 111 anos da Umbanda

O evento é alusivo ao aniversário de 111 anos de fundação da Umbanda, e o Dia Nacional da Umbanda.

Foto: Marciano Corrêa/Arquivo/ comemoração do dia da Umbanda em 2018

Organizado pelo Superior Órgão Internacional de Umbanda e Cultos Afro (SOI), acontecerá na próxima sexta-feira (15 de novembro), a partir das 14h, na Praça Joca Neves, Centro de Lages, Santa Catarina, o evento alusivo ao aniversário de 111 anos de fundação da Umbanda, e o Dia Nacional da Umbanda, onde a então presidente Dilma Rousseff, no dia 16 de maio de 2012, sancionou a lei, 12644 decretando o dia 15 de novembro, como dia Nacional da Umbanda.

Na ocasião estarão presentes Terreiros de Umbanda, Ilês de Nações Africana, Barracões de Candomblé, além de simpatizantes das religiões de matriz africana de Lages e região da Serra Catarinense. Na abertura o Sr. Amarildo Pera, presidente do SOI, fará um breve pronunciamento, e após terá apresentações de toque de Tambores pelo Ogãs (Tamboreiros) das casas participantes e cânticos de pontos em louvor aos guias da Umbanda.

O SOI foi fundado em novembro de 1998 e tem sua sede em Lages, onde tem como finalidade a filiação das casa de religiões de matriz africana, com o objetivo de unir e fortalecer os seguimentos religiosos como Umbanda, Nações Africanas, Candomblé. O órgão possui 2500 casas filiadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, e demais estados brasileiros, e no exterior possui  filiados em Portugal Argentina Alemanha Uruguai e Suiça.

O SOI, em 2007, criou um dos seus principais projeto, a web rádio Voz dos Orixás, que desde a sua fundação está ininterruptamente no ar, e quem quiser conferir a sua programação basta acessar o link vozdosorixas.caster.fm.

Texto: Márcio Proença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parque infantil, academia da terceira idade e arborização especial deixarão o Calçadão mais bonito

Ventos, granizo e chuva forte causam pânico em Lages