dentro

Prefeito Ceron discute com autoridades ligadas a segurança à questão de ampliação do Presídio de Lages

O prefeito Antonio Ceron recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado da Administração Prisional e Sócio Educativa, Leandro Lima e o Diretor do Presídio Masculino de Lages, Márcio de Oliveira. Na pauta do encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26 de fevereiro), a discussão sobre a necessidade de ampliação do presídio. Também teve participação na discussão o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Lages, Dr. Afrânio Tadeu Ramos Camargo.

O que preocupa as autoridades da área da segurança em Lages é a superlotação em ambos os presídios, tanto no Regional, localizado no bairro São Cristóvão, quanto no Presídio Masculino, no bairro Santa Clara, onde estão sendo abrigados praticamente o dobro da população carcerária do presídio.

A proposta é primeiramente ampliar o Presídio Masculino em um terreno anexo à instituição, o que seria negociado através do Município. O prefeito Antonio Ceron se mostrou favorável a ideia e novos encontros serão marcados para aprofundar o assunto.

O presídio recebe presos de toda a região serrana. “Lages está crescendo e cada vez mais se faz necessário reforçar a segurança, mas para isso precisa ter espaço nos presídios”, salienta doutor Afrânio.

O local que teria capacidade para abrigar 344 presos, conta atualmente com 543, ou seja, um número muito superior ao permitido. “A situação está caótica, as pessoas dormem no chão. Com a superlotação nunca existirá uma reeducação, pois vira bagunça e se torna perigoso até mesmo para os agentes penitenciários e para a sociedade como um todo”, afirma.

A ideia é que juntamente com a ampliação, futuramente também possa ser implantada uma indústria para que os presos possam ter força de trabalho. “Não é porque são presos que nós temos que massacrá-los. Todos precisam cumprir sua pena com dignidade”, defende Afrânio.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Homem é assassinado com tiro na cabeça em Lages

Lages inicia a vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir dos 80 anos