Confira a programação dos cemitérios de Lages para o dia de finados

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro e instituído como feriado nacional pela Lei nº 10.607 desde 2002, marca uma data de homenagens aos entes falecidos. Em Lages, muitos se reúnem para visitar os três cemitérios municipais — Cruz das Almas, no bairro Santa Rita; Nossa Senhora da Penha, no bairro Penha; e Cemitério da Paz, no bairro Guarujá — além do cemitério privado Parque da Saudade, localizado no bairro São Francisco. Todos os cemitérios estarão abertos das 7h às 19h.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pela gestão dos cemitérios públicos, mobilizará uma equipe para auxiliar na localização de jazigos, limpeza e orientação dos visitantes. No Cemitério Cruz das Almas, haverá cadeiras de rodas disponíveis para facilitar a locomoção de idosos, enquanto no Cemitério Municipal da Penha, dois veículos estarão à disposição para transportar pessoas com mobilidade reduzida até as áreas mais altas.

O secretário de Meio Ambiente, Fabrício Martins, ressalta que os serviços de limpeza e pintura nos jazigos e capelas se encerram na terça-feira (29). No sábado, dia de Finados, os cemitérios municipais abrirão às 7h e fecharão às 19h; no domingo, o horário será das 8h às 18h.

As missas em memória dos falecidos serão celebradas nos cemitérios em horários específicos, proporcionando aos visitantes um momento de oração e lembrança. Confira os horários de celebração nos cemitérios de Lages:

Cemitério Cruz das Almas

Horário: 08h – Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), Dom Ramos

Horário 10h – Missa a cargo da Catedral Diocesana

Cemitério Nossa Senhora da Penha

Horário: 11 horas – Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), Dom Ramos

Cemitério Municipal da Paz

10 horas – Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), Pe Glauco

Cemitério Parque da Saudade (Iniciativa Privada)

10h – Celebração com Padre Jonas e Grupo Vozes de uma Nova Geração

14h – Acústico com Abel Brito

16h – Celebração com Pe. Glauco da Igreja Católica Apostólica Brasileira (Icab)

Compartilhe esse artigo

Mais notícias