Atenção, população: A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) – Prefeitura de Lages monitora as condições climáticas especialmente para as tardes e noites desta quinta-feira (15 de janeiro) e sexta-feira (16). Isto porque a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil emitiu avisos na manhã desta quinta-feira, com a observação meteorológica sobre possíveis temporais isolados de verão, com chuva pontualmente intensa para a região da Serra Catarinense.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), estas condições adversas podem abranger do Meio-Oeste ao Litoral Catarinense. Nas áreas de Serra, estes temporais tendem a ser mais intensos e concentrados em um curto espaço de tempo. De forma geral, apesar de isolados, os temporais podem ser acompanhados de vendavais e altos índices de acúmulo de chuva.
Portanto, o risco é moderado entre o Meio-Oeste e o Litoral de Santa Catarina para ocorrências, como, alagamentos, destelhamentos, danos na rede de energia elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas, o risco é baixo.
As orientações da Defesa Civil são de que, durante os temporais, as pessoas busquem um local para abrigo, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, evitarem transitar ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Nas chuvas intensas, com alagamentos, jamais atravessarem ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Sempre bom lembrar: Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Lages por telefone: (49) 3019-7477/(49) 3019-7479/(49) 99836-1702, ou pelo número 199 (com atendimento 24 horas, todos os dias da semana).
Cautela à vida da comunidade. “Nossa equipes vão ficar em atenção para qualquer situação de anormalidade, conforme inclusive reitera a prefeita Carmen Zanotto em suas orientações. Nos últimos dias já tivemos eventos adversos em cidades próximas, como, Urupema, Painel e Urubici”, comenta o secretário.
E a previsão para o fim de semana?
Segundo a Defesa Civil Estadual, neste sábado (17 de janeiro) e domingo (18), por conta da passagem de uma frente fria sobre o mar, associada às condições meteorológicas típicas de verão, como, o calor intenso e o transporte e disponibilidade de umidade, podem haver rajadas de vento, principalmente no Litoral. Estas instabilidades poderão ser acompanhadas de temporais entre as tardes e noites do fim de semana em toda Santa Catarina. O risco é moderado para todo o Estado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede de energia elétrica e queda de galhos e árvores.
Texto: Ari Junior
Arte: João Francisco Custódio Maciel