Praticante de canoagem que caiu em cachoeira na Garganta do Diabo em Lages é resgatado com vida

Na tarde de sábado (04), uma operação de resgate em altura foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Lages. O incidente ocorreu na localidade de Pedras Brancas, local conhecido como  “Garganta do Diabo”, no município de Lages, durante uma prática esportiva de canoagem em cachoeira.

O Incidente

Um homem de 47 anos sofreu uma queda em uma área de difícil acesso, somente possível de ser alcançada por água, através da canoagem, ou por rapel. A guarnição, ao chegar ao local, iniciou a montagem de uma ancoragem com aproximadamente 70 metros de cabo de salvamento, necessário para o acesso ao paredão do cânion.

Operação de Resgate

O resgatista foi lançado ao local via rapel, levando todo o material necessário para imobilização. Com o auxílio de colegas da vítima que estavam no local, o resgatista aplicou um colar cervical e imobilizou o paciente em uma maca rígida. Em seguida, foi realizada uma avaliação médica preliminar, constatando que a vítima estava consciente, orientada, comunicativa, e sem lesões aparentes ou suspeitas de fraturas, relatando apenas dores na região lombar.

Após a estabilização da vítima, a maca rígida foi acomodada dentro de uma maca envelope para o içamento com o apoio do helicóptero Águia 07 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Florianópolis.

Desfecho

A vítima foi içada com sucesso até um local seguro, onde recebeu atendimento da equipe médica presente no helicóptero. Em seguida, foi transferida para a viatura do ASU e conduzida ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres para avaliação e cuidados médicos mais detalhados.

A operação reforça a importância do preparo técnico e da integração entre os serviços de emergência para atender a ocorrências em locais de difícil acesso, garantindo a segurança e o bem-estar das vítimas.

Compartilhe esse artigo

Mais notícias