Prefeitura de Lages e forças de segurança unem esforços na busca de soluções para população em situação de rua

Nesta terça-feira (7 de janeiro), a população em situação de rua em Lages voltou a ser pauta de reunião entre o executivo lageano, integrantes de secretarias da Assistência Social, Saúde e representantes das forças de segurança pública, composta pelo Comandante do 6º BPM de Lages, Tenenete Coronel Rangel e a Delegada Regional de Lages, Drª Luciana Rodermel. O principal objetivo da reunião foi debater as políticas públicas voltadas à reintegração social das pessoas em situação de vulnerabilidade e criar um diálogo estreito entre os órgãos envolvidos no processo.

Durante a reunião ficou evidente a necessidade de fortalecer as políticas públicas que auxiliem na recuperação e reintegração dessas pessoas na sociedade, ao mesmo tempo em que se busca grantir a manutenção da ordem pública. Entre as ações apresentadas para o enfrentamento dessa questão, destacam-se:

– Criação e fortalecimento de programas de saúde específicos para ampliar o tratamento de saúde mental e dependência química, problemas frequentemente associados à situação de rua;

– Intensificar o trabalho das equipes de abordagem social, que identificam e encaminham as pessoas em situação de rua para os serviços de apoio;

– Reforço no atendimento psicológico e social, com foco na reintegração dessas pessoas à sociedade;

– Parcerias com o setor privado para oferecer oportunidades de emprego e qualificação profissional às pessoas que demostrem interesse.

– Criação de uma comissão que será responsável pela aplicação das novas medidas para diminuir esse problema social;

A prefeita Carmen Zanotto destacou em sua fala que a busca por soluções para essa questão é uma prioridade da gestão e reforçou a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil. “A situação de rua é uma questão complexa que exige soluções estruturadas e a participação ativa de todas as esferas governamentais. Por isso propomos esse encontro para discutirmos o tema e ao mesmo tempo planejarmos, de forma conjunta, as ações que serão adotadas a curto, médio e longo prazo”, afirmou.

Texto: Flavio Fernandes

Fotos: Fábio Pavan

Compartilhe esse artigo

Mais notícias